top of page

O avô dos Platformers - Script

  • Writer: Gameverna
    Gameverna
  • May 18, 2020
  • 3 min read

Youtube script - Donkey Kong



Enquadramento histórico

Em 1981 Computer Space, o primeiro jogo arcade e também o primeiro disponível ao nível comercial tinha apenas 10 anos. Amigos o Pong e a magnavox odyssey ainda eram crianças de 9 anos. Toda a indústria ainda era muito recente e volátil, já tinha existido o crash dos video jogos na américa em 1977 e já estavam quase noutro que chegaria em 1983, situação que Super Mario Bros. acabaria por vir resolver em 1985, quatro anos depois do sucesso de Donkey Kong. Aquilo que viria a ser conhecido como jogos de plataformas apenas tinha sido introduzido, de uma forma rudimentar com Space Panic em 1980. Donkey Kong chega apenas 9 meses depois e cimenta um standard para o gênero de platformers. Porquê? Porque introduziu na jogabilidade um conceito revolucionário… podíamos saltar. Ya, podemos saltar por cima de objectos. Daí vem até o nome da primeira aparição de Mario, aqui apelidado de jumpman. É daquelas coisas que todos tomamos como dado adquirido, claro que dá para saltar, mas só quem jogou Donkey Kong nas arcadas em 1981 é que sabe o impacto que tal mecânica teve na altura.

Gênese

Donkey kong começa como um projecto para reutilizar as imensas máquinas de radar scope que não haviam sido vendidas. Resultado de mais uma tentativa falhada da Nintendo de entrar no mercado Americano. Destacado para este desafio foi shigeru miyamoto, e a supervisionar o mesmo estava Gunpei Yokoi, conhecido pelo seu trabalho no game & watch, no gameboy original, em séries como Metroid e Kid Icarus e também... no... Virtual boy. Com um budget digno do kickstarter, 100 mil dólares, miyamoto conseguiu criar algo tão importante que se tornou num marco nos video jogos.

O sumo

O sucesso de Donkey Kong assenta no facto de ser simples, divertido e desafiante, ainda hoje a jogar pela primeira vez fiquei um bocado viciado e à vários dias que ligo a minha NES para tentar bater o meu humilde record. A grande diferença entre a versão arcade e a versão da famicom é que na arcade existem 4 níveis, e na famicom apenas três, ficando de fora a cement factory. No primeiro nível, o construction site temos de subir as escadas até ao topo enquanto saltamos por cima de barris que o Donkey kong nos vai atirando, estes vão rebolando pelo nível abaixo e podem também cair pelas escadas, criando uma dinâmica diferente que obriga a um maior cuidado por parte do jogador. O segundo nível é mais complexo mas é similar e o objectivo é apenas chegar ao topo. Já no terceiro temos de remover os apoios da plataforma onde está Donkey Kong para o mesmo cair e nós nos reunirmos novamente com Pauline, sim ainda não era a princess peach. Depois disto voltamos ao início e repetimos tudo outra vez, no entanto os níveis vão ficando progressivamente mais difíceis. Actualmente o recorde mundial conseguido por john mccurdy a 24 de maio de 2019 é de 1 milhão duzentos e cinquenta e nove mil. Recorde já longe do conseguido em 1982 pelo agora controverso Billy Mitchell.

Legado

Embora tenha sido a primeira aparição de Mario, estava longe de ser a última, Donkey Kong é o início de uma mascote que tem às suas costas a franquia mais bem sucedida de sempre nos videojogos, com vendas superiores a 600 milhões de unidades até ao momento. Já para não falar de todos os 250 mil spin-offs. Mario viria a tornar-se no personagem mais icônico e reconhecido desta indústria, mas Donkey Kong continuou sempre como uma série de sucesso com títulos incríveis como Donkey Kong Country ou mais recentemente o Tropical Freeze.

Recent Posts

See All

Comentários


gameverna%201_edited.jpg
bottom of page