top of page

A exigente Europa

  • Writer: Gameverna
    Gameverna
  • Apr 3, 2020
  • 4 min read

Uma retrospectiva da Accolade. Do sucesso nos EUA ao falhanço na Europa.

Ainda decorriam os anos 70 quando os dois fundadores da Accolade, Alan Miller e Bob Whitehead, começaram a trabalhar na Atari, empresa que pouco crédito dava aos seus programadores e artistas. Este facto, conduziu ao descontentamento de muitos dos seus trabalhadores no fim dos anos 70 e início dos 80. Alan Miller e Bob Whitehead deixaram a Atari para fundar a primeira companhia de produção de videojogos independente, a Activision. Esta passagem da história dos videojogos é interessantíssima, no entanto é algo que exige um artigo dedicado, ficando portanto este conto para uma outra ocasião.

Em 1983 dá-se aquilo a que se chama o segundo crash dos videojogos nos Estados Unidos da América. Outro evento que merece um artigo dedicado, no entanto quero frisar que foi uma situação exclusiva do mercado norte-americano, não sendo portanto aplicável ao território Europeu, asiático ou sul-americano. Este crash, causado pela fraca qualidade dos jogos e consequente descontentamento do público, levou a mais uma etapa na vida de Alan Miller e Bob Whitehead. A inexistência de licenciamento na produção de software para computadores pessoais, associado ao baixo custo das disquetes, levou ao investimento neste formato. Nas palavras de Bob Whitehead seria “perfeito para começar num período de austeridade”. Outro factor que levou ao abandono da Activision por parte de dois dos seus co-fundadores foi a ideia de estarem presos a um sistema, a Atari 2600. O potencial de computadores pessoais, como o C64,estava a anos-luz das possibilidades da então ultrapassada consola da Atari. Assim, em 1984, nasce a Accolade, empresa focada no desenvolvimento para computadores pessoais.

Pouquíssimo tempo depois da fundação da Accolade, Bob Whitehead acaba por abandonar a indústria dos videojogos de vez. Alan Miller persistiu e levou a empresa ao sucesso com alguns títulos que se tornaram muito populares. São exemplos disso Law of the West (1985), um interessante jogo de aventura que é uma das primeiras tentativas de ter um sistema de moral, e Hardball! (1985) um simulador de basebol que se tornou numa série de jogos populares. Pouco tempo depois, o sucesso continuou com jogos como Test Drive (1987) e Grand Prix Circuit (1987), dois simuladores automóveis que fizeram as delícias dos apreciadores do género. Test Drive veio mesmo a ser, juntamente com Hardball!, uma bandeira da empresa, gerando várias sequelas de sucesso.

Em 1992 é lançado o jogo criticamente mais aclamado que a companhia desenvolveu, Star Control II, um jogo de estratégia e aventura que se tornou um marco no género de ficção cientifica, enquanto que no mundo das consolas tivemos o popular Bubsy. Mas, infelizmente, é também nesta época que as coisas começam a correr mal. A vontade de entrar mais a sério no mercado Europeu levou a Accolade a fazer vários investimentos mal sucedidos. A publicação de imensos jogos de terceiros foi também um grande problema. O foco deixou de ser o desenvolvimento interno para a publicação de produtos externos, muitos deles, de qualidade má ou medíocre, como Bubsy 3D (1996), e o incrivelmente terrível Ballz (1994), mais infame pela sua versão na Mega Drive.

Como tal, os investimentos feitos numa possível expansão foram um fracasso. Em 1991, a Accolade foi processada por violação de direitos autorais por parte da SEGA, estando em questão o desenvolvimento não licenciado de videojogos para a Mega Drive. Inicialmente, a SEGA ganhou o caso, em 1992, obrigando a Accolade a retirar das prateleiras todos os seus produtos, mas mais tarde, em 1993, a decisão viria a ser revogada, permitindo à Accolade publicar os seus jogos novamente. Para piorar a situação, em 1995, Alan Miller, o fundador, abandona o seu cargo. Sob nova gestão, tomou-se a decisão de abandonar grande parte do desenvolvimento e focar a empresa em jogos de desporto e acção. Em 1997, foi lançado Test Drive 4, que apesar de não ser um jogo brilhante teve a aceitação do público, tornando-se o jogo mais vendido da companhia, ultrapassando Bubsy. A Accolade ainda se conseguiu manter de pé até 1999, tempo suficiente para atrair o interesse da Infogrames. Esta tinha interesse em expandir-se para o mercado norte-americano e viu a Accolade como o cavalo de Tróia necessário.

E assim, chegava ao fim mais uma empresa muito interessante, com origens ligadas à génese da indústria dos videojogos e algumas das suas figuras mais emblemáticas. Por ironia, a Infogrames viria a sofrer reestruturações e seria renomeada para Atari SA, sendo esta nos dias que correm a detentora do património da Accolade.


Seis títulos a não perder: The Law of the West (1985) Uma das primeiras tentativas de construir um sistema de moral dentro de um videojogo.

Test Drive (1987) Um dos jogos de corrida de referência dos anos 80 para os amantes de automóveis.

Bubsy (1993) O título mais conhecido da empresa no mercado das consolas caseiras, um jogo de plataformas bastante competente.

Star Control 2 (1992) Um jogo de estratégia e aventura que é muitas vezes reconhecido como um dos melhores títulos de sempre para PC.

WinterChallenge (1991) Uma excelente compilação de mini jogos com o tema das olimpíadas de inverno.

Turrican (1990) Provavelmente mais conhecido pela sua versão de Mega Drive, Turrican é um fantástico side-scroller carregado de acção.


Linha do tempo: 1984 – A empresa é fundada por Alan Miller e Bob Whitehead 1985 – É lançado Lawofthe West, um dos primeiros sucessos da companhia. 1985 –Hardball! torna-se um sucesso, sendo convertido para imensos sistemas. 1987 – Test Drive é um marco no género e torna-se um dos ícones da empresa. 1991 – A SEGA abre um processo contra a Accoladepor violação de direitos autorais. 1992 – Star Control 2 chega ao mercado e torna-se, até há data, o jogo da Accolademais aclamado pela critica. 1994 - Ao contrário da ideologia inicial, grande parte dos jogos passam a ser desenvolvidos por terceiros. 1995 – Alan Miller deixa a Accolade, ficando esta sem nenhum dos seus fundadores. 1997 – Test Drive 4 é lançado e torna-se o jogo mais vendido da empresa, ultrapassando Bubsy. 1999 – A Accolade é vendida à francesa Infogrames que, mais tarde, por ironia, viria a mudar o nome para Atari.

Comentários


gameverna%201_edited.jpg
bottom of page